back to top
InícioInstitucionalSaúde Mental como Sentido de Vida!

Saúde Mental como Sentido de Vida!

Não existe uma definição única, conclusiva e exclusiva para “Saúde Mental”.

‘Bem estar emocional’, ‘equilíbrio existencial’, ‘capacidade de atender a demandas internas e externas’, ‘harmonia sentimental’, ‘funcionalidade operacional’, ‘autonomia mental’, ‘sentido social’ e outras tantas expressões/condições relacionam-se ao que muitas instituições de saúde e muitos estudiosos do tema entendem por “Saúde Mental”.

Com certeza, “Saúde Mental” diz respeito a muitas coisas importantes para os indivíduos, para as suas relações consigo mesmos(as) e para as suas vidas em sociedade.

Para ajudar nesse entendimento do que vem a ser “Saúde Mental” — um conceito fluido e em eterna construção —, também vamos dar a nossa contribuição!

Para nós, uma forma POSSÍVEL de entendermos a Saúde Mental é a compreendendo, também, como condição relacionada a “SENTIDO DE VIDA”.

Como ‘propósito’, como ‘autonomia nas escolhas’, como ‘consciência nas escolhas’, como ‘coerência consigo mesmo(a)’, como ‘congruência e pertinência no agir’ — e por aí vai: SENTIDO DE VIDA.

SENTIDO.

Claro que “Saúde Mental” não é apenas isso — mas, com certeza, onde há Saúde Mental há mais chances para as pessoas fazerem escolhas que lhes façam SENTIDO e onde há SENTIDO NAS ESCOLHAS há mais chances para a Saúde Mental das pessoas!

Por isso, para o Janeiro Branco, uma CULTURA DA SAÚDE MENTAL é, também e necessariamente, uma CULTURA DA VIDA COM MAIS SENTIDOS.

E como a recíproca é verdadeira — uma cultura da VIDA COM MAIS SENTIDOS também é uma cultura da Saúde Mental —, deixamos aqui essa orientação:

quem trabalha pela LEGITIMIDADE DOS SENTIDOS NAS VIDAS DOS INDIVÍDUOS, trabalha pela SAÚDE

Leonardo Abrahão
Leonardo Abrahão
Psicólogo, professor, palestrante e escritor. Em 2014, ao convidar psicólogos e psicólogas de sua cidade natal, Uberlândia(MG), para irem às ruas falar com as pessoas sobre Saúde Mental, deu início ao maior movimento do mundo sobre qualidade de vida e bem-estar emocional — a Campanha Janeiro Branco. Hoje, como presidente do Instituto Janeiro Branco, dedica sua vida ao fortalecimento dessa causa — trabalhando, sempre, por uma cultura da Saúde Mental na humanidade, de janeiro a janeiro e ano após ano.
- Anúncio -spot_img

Posts Populares

- Anúncio -spot_img

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui