O que são Transtornos Mentais?
Os Transtornos mentais são condições que afetam o humor, o pensamento e o comportamento de uma pessoa. Com gravidades e impactos diferentes na vida diária.
O impacto dos transtornos mentais na infância e adolescência
Os transtornos mentais na infância e adolescência tem um impacto significativo, e pode afetar sua vida escolar, social e familiar. Algumas das consequências envolve:
- Dificuldade de aprendizado: não consegue se concentrar, pode desenvolver problemas de comportamento e resultar um baixo desempenho escolar;
- Problemas de relacionamento: dificuldade em fazer amigos, isolamento social e conflitos familiares, que influenciam na comunicação da criança;
- Aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde mental na vida adulta.
É fundamental que os transtornos mentais na infância e adolescência sejam identificados e tratados precocemente para prevenir complicações futuras.
A importância do diagnóstico precoce
O diagnóstico precoce dos transtornos mentais é fundamental por diversos motivos, quanto mais cedo é identificado, melhorar será os efeitos do tratamento, porque aumenta as chances de uma recuperação mais rápida e completa.
Também preveni de complicações, já que permite identificar possíveis complicações e
melhora a qualidade de vida da pessoa e de seus familiares.
Sintomas dos Transtornos Mentais
Os sintomas dos transtornos mentais podem variar amplamente de pessoa para pessoa e podem mudar ao longo do tempo. Alguns sintomas comuns incluem:
- Mudanças de humor: sentimentos de tristeza, irritabilidade, euforia ou apatia;
- Alterações no pensamento: dificuldade em se concentrar, delírios;
- Mudanças de comportamento: se torna mais introvertido, sofre mudanças nos hábitos de sono e alimentação, agitação ou letargia.
- Sintomas físicos: dores de cabeça, dores musculares, problemas gastrointestinais, fadiga.
Tratamentos indicados para Transtornos Mentais
Os transtornos mentais são tratáveis, e isso proporciona que qualquer pessoa possa levar vidas plenas e produtivas. Os tratamentos envolvem uma combinação de:
- Psicoterapia: terapia individual ou em grupo, no qual o psicólogo atua como terapeuta e ajuda o paciente a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento negativos;
- Consulta com psiquiatra: o psiquiatra é responsável por recomendar medicamentos prescritos para ajudar, controlar os sintomas, e leva ruam vida mais leve.
- Terapias complementares: técnicas como mindfulness, yoga e meditação podem ser úteis como complemento ao tratamento convencional.
CONFIRA A CAMPANHA JANEIRO BRANCO