Pesquisas e Inovações em Saúde Mental
O uso de tecnologia nas pesquisas e criação de inovações para os cuidados da saúde mental, ainda necessitam de mais investimentos e maior conectividade nos sistemas de saúde pública ou particular junto aos pacientes.
Dados importantes sobre saúde mental no Brasil:
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):
- 9,3% sofrem com ansiedade;
- 49% sofrem, sofreram ou poderão sofrer com distúrbio mental;
- 75% não recebem o cuidado necessário
- É o segundo país das Américas a ter maior tendência a depressão.
Algo que a tecnologia implementou para todos durante o período de pandemia, foram as teleconsultas, no qual o paciente pode se sentir mais confortável em realizar tratamentos a distância, em um ambiente mais familiar.
Quem não tem acesso à internet teve que buscar outras alternativas, já que os locais essenciais da saúde continuavam em funcionamento. Recentemente o Metrô de São Paulo promoveu uma ação com consultas gratuitas de psicólogos em algumas estações.
O apoio tecnológico também auxilia em melhorias no atendimento ao paciente, reduz erros médicos e atrasos no diagnóstico e no tratamento.
Avanços Científicos e Tecnológicos no Cuidado Emocional
Junto as melhorias dos atendimentos, também há outros procedimentos inovadores que beneficiam a saúde mental.
Neuroimagem
Técnicas como a ressonância magnética funcional (fMRI) e a tomografia por emissão de pósitrons (PET) permitem visualizar a atividade cerebral em tempo real, revelando as bases neurobiológicas dos transtornos mentais;
Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC)
É outra abordagem psicoterapêutica que se baseia na ideia de que nossos pensamentos influenciam nossas emoções e comportamentos. Ao identificar e modificar padrões de pensamento negativos, a TCC visa promover mudanças duradouras e melhorar a qualidade de vida. Assim os gatilhos não terão um forte impacto na pessoa.
Terapias de Aceitação e Compromisso (ACT)
É uma abordagem psicoterapêutica moderna que visa aumentar a flexibilidade psicológica. Ao invés de tentar controlar ou eliminar pensamentos e sentimentos indesejados, a ACT ensina a pessoa a aceitar essas experiências como parte da vida e a se engajar em ações significativas, alinhadas com seus valores e assim dessensibiliza o que causa o transtorno.
Neuroestimulação
Técnicas como a estimulação magnética transcraniana (TMS) e a estimulação profunda do cérebro (DBS) mostram resultados promissores no tratamento de depressão resistente e outras condições de saúde mental.