No início de 2025, o Brasil se prepara para abraçar novamente a Campanha Janeiro Branco, o movimento brasileiro sobre Saúde Mental que há mais de uma década convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional. Criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão, a campanha se consolidou como um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como Lei Federal (Lei 14.556/23).
Com o tema de 2025, “O QUE FAZER PELA SAÚDE MENTAL AGORA E SEMPRE?”, a campanha pretende engajar indivíduos, famílias, empresas e instituições públicas e privadas em ações concretas que estimulem a valorização da Saúde Mental como prioridade coletiva. Palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas e eventos culturais estão previstos em diversas cidades do país, reunindo psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, educadores, gestores, líderes comunitários, mídias e a população em geral.
Além disso, todas as pessoas estão convidadas a acessar o site oficial do Movimento Janeiro Branco e fazer o download gratuito dos materiais gráficos da campanha. Folders, cartazes, banners, faixas, bottons, cartilhas e panfletos com orientações didáticas e acessíveis sobre saúde mental individual e coletiva estão disponíveis para estimular a conscientização em diferentes contextos.
Por que Janeiro?
Assim como o mês de janeiro marca o início de um novo ciclo, a campanha utiliza esse período cheio de simbolismos como uma oportunidade para inspirar as pessoas a repensarem suas vidas, identificarem metas pessoais e cuidarem de aspectos emocionais muitas vezes negligenciados.
Por que a cor branca?
A cor branca também foi escolhida por seu simbolismo e inspiração. A campanha convida as pessoas a pensarem suas vidas e suas relações interpessoais como “folhas, telas ou murais em branco”, aptas a receberem as cores, as histórias, os traços, as borrachas e os desenhos com os quais os indivíduos e as instituições sociais podem escrever ou reescrever seus sonhos, planos e objetivos na vida. Assim, o Janeiro Branco simboliza a possibilidade de novos começos e a construção de vidas, assim como de relações sociais, mais sinceras, autênticas, sustentáveis e saudáveis.
A Situação da Saúde Mental no Brasil
Dados recentes destacam a relevância da campanha:
- Segundo o Global Mind Project (pesquisa que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta) o Brasil enfrenta desafios significativos em saúde emocional pós-pandemia. Dentre os entrevistados, 34% relatam angústia, enquanto 38% estão em processo de recuperação, com jovens abaixo de 35 anos sendo os mais afetados (fonte: mentalstateoftheworld.report).
- Prevalência de Transtornos Mentais: Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão, além de ser o segundo país com maior prevalência nas Américas, segundo a Organização Mundial da Saúde/OMS (fonte: Ministério da Saúde e OMS). Em relação a transtornos de ansiedade, O Brasil é o líder no mundo de acordo com uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada em 2019. Novos dados divulgados em 2023 apontam que 26,8% dos brasileiros receberam diagnóstico médico de ansiedade (fonte: Covitel 2023).
- Autolesão e Suicídio no Brasil: A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano, neste mesmo período. Entre os anos 2000 e 2019, o número de casos no Brasil subiu 43% (fonte: Fiocruz)
Impacto Nacional e Internacional
Desde sua criação, o Janeiro Branco já mobilizou milhões de pessoas em todos os estados brasileiros e vem ganhando visibilidade internacional. Em 2025, espera-se ampliar ainda mais o alcance, envolvendo indivíduos, empresas, instituições públicas, mídias e governos em iniciativas que promovam o bem-estar psicológico e o desenvolvimento de uma cultura da saúde mental em todas as relações humanas.
Como Participar?
- Conheça a campanha e divulgue seus princípios: visite o site oficial da Campanha Janeiro Branco (janeirobranco.org.br), conheça os valores, métodos e objetivos do movimento e some forças na divulgação e na conscientização social a respeito desses princípios.
- Organize um evento local: palestras, debates ou ações de conscientização podem ser realizadas por qualquer pessoa, ou instituição interessada.
- Divulgue nas redes sociais: use as hashtags #JaneiroBranco e #JaneiroBranco2025 para compartilhar mensagens de apoio à campanha e às causas da saúde mental.
- Baixe materiais oficiais: acesse o site e baixe gratuitamente os recursos gráficos para suas ações.
Informações para a Imprensa
Para mais informações sobre o Janeiro Branco 2025, entre em contato com o Instituto Janeiro Branco pelo e-mail [email protected] e/ou pelo telefone (34) 99966-1835.
Parabéns por essa excelente iniciativa. Eu acredito de mais no poder da união de profissionais humanizados. Tenho um enorme desejo de unir profissionais para contribuir com a saúde mental do nosso pais.
parabens por essa excelente iniciativa eu acredito que com palestras muitas pessoas vao melhorar a saude mental e poder ter uma uniao no profissionalismo humanizados acreditio que a saude mental vai melhorar bastante e ter bastante palestra para a recuperacao mental
[…] […]
[…] […]
Gratidão Leo e Val!
Sinto-me feliz em participar a cada ano dessa relevante Campanha.
Conte com a gente em Maceió .
Parabéns com tantas coisas acontecendo no nosso país e no mundo, na política na segurança pública na saúde ,a insegurança de poder saí de casa para trabalhar ou na ora de lazer vc fica apreensivo pois não temos uma segurança pública adequada,e isso mexe com o nosso psicológico esse medo de sair e saber se volta pra casa, acabou o nosso direito de ir e vir
[…] JANEIRO BRANCO. Janeiro Branco 2025: um convite nacional para a promoção da saúde mental. Disponível em: https://janeirobranco.org.br/janeiro-branco-2025-um-convite-nacional-para-a-promocao-da-saude-mental… […]